workshop-serigrafia-cartaz-casa-atelier-vieira-da-silva
ser

OFICINA DE TÉCNICAS DE SERIGRAFIA 

#AtelierSER | Diogo deCalle & Bruno Lavos Marques

(em parceria com ContraProva – Atelier de gravura)

Vem aprender a técnica da serigrafia, do stencil e da quadricromia.

Explora a tua criatividade e juntos vamos desenvolver conteúdos visuais únicos e criar um objecto artístico original.

De 22 a 29 de Novembro e de 6 a 13 de Dezembro | Das 19h00 às 21h30

Para mais informações e inscrições contacte spontaneousartmovement@gmail.com.

A Oficina de Serigrafia divide-se em quatro sessões, podendo os participantes participar em uma só sessão ou nas quatro.

sessão 1:

Introdução aos conhecimentos de Serigrafia, 

  1. a) as 8 fases da serigrafia
    b) exploração da técnica de impressão através de desenho de máscaras (desenho e escrita com bloqueador e corte stencil

sessão 2:

Olhar para a obra de Andy Warhol – Exploração de diferentes técnicas da POP ART

  1. a) pintura + decalque + impressão
    b) colagem + impressão
  2. c) pintura com repetição/acumulação/sobreposição

sessão 3:

Criação de objecto artístico para exposição e impressão em materiais diversos trazidos pelos formadores e pelos formandos (envelopes,cartas, cadernos, aventais, sacos ou t-shirts)

  1. a) composição livre
  2. b) assinatura e edição

sessão 4:

Criação de uma edição-Calendário 2017

  1. a) criação e impressão de uma série numerada e assinada de um objecto artístico – calendário 2017

 

– Equipa

#AtelierSER – Diogo deCalle & Bruno Lavos Marques

(em parceria com ContraProva – Atelier de gravura)

 

– Materiais necessários

O AtelierSER será responsável pelo material a usar (consumíveis incluídos no preço de cada inscrição: papel 300gr Academia, T-shirts, material de serigrafia – sedas, rodos, tintas, dobradiças de impressão, etc…) 

 

– Duração da actividade

3h00 cada sessão

 

– Faixa etária (ou idade mínima) dos participantes

Dos 12 aos 66

 

– N.º máximo de participantes (se for aplicável)

Mínimo 5 participantes, máximo 10 (cada sessão)

 

– Preço

 €70 as 4 sessões, €20 cada sessão individual.

 

– Inscrições para spontaneousartmovement@gmail.com

img_2512
13781791_554866048038577_9195470302707899818_n
img_8747

#AtelierSER

a obra de arte no movimento relacional

Apresentação

O AtelierSER surge em 2016 com a formação do colectivo de artistas Spontaneous Art Movement. É um movimento de acção local e social onde são partilhadas actividades artísticas para promover o desenvolvimento humano e comunitário. Entre acções de rua e workshops pedagógicos o colectivo está empenhado na transformação da Arte Relacional em Portugal e não só.

No recente verão o AtelierSER esteve presente em alguns festivais da capital tais como a Festa da Diversidade,  o Festival do Silencio, a Paratíssima 2016, entre outros pelo país fora.

Paralelamente realizou workshops de serigrafia em espaços culturais e escolas,entre os quais a associação ComCalma, o Espaço Azul, a FCT/UNL e as bibliotecas de Oeiras são alguns exemplos.

Um dos projectos do AtelierSER é a ‘Serigrafia na Rua’. Trata-se de uma oficina itinerante onde o transeunte é surpreendido por uma bicicleta transformada num autentico atelier de serigrafia. Aí a magia acontece e tal como dizia Joseph Beuys ‘Every man is an artist: (…) Only art is capable of build A SOCIAL ORGANISM AS A WORK OF ART’.

 

video promo:

Serigrafia na Rua #AtelierSER

Workshop #AtelierSER

 

FORMADORES

Bruno Lavos Marques

Nasceu em 1981 e desde pequeno que passava tardes a desenhar nos seus cadernos da escola, o que o levou a seguir a via artística. Em 2006 completou a licenciatura em Artes Plásticas na ESAD Caldas da Rainha onde também obteve os cursos de Oficina de Serigrafia e Ferro-gravura na mesma universidade.

Entre 2008 e 2015 viveu em Londres apresentando várias exposições e colaborações com outros artistas e onde em 2012 foi finalista do prémio ‘Signature Art Prize – DegreeArt Gallery’. Realizou residências artísticas em lugares como S.Paulo, Madrid, Berlim ou Taiwan onde adquire experiência dando workshops e apresentações públicas.

Em  2016 volta a Portugal e juntamente com o artista Diogo deCalle começa a desenvolver um projecto de arte relacional chamado ‘Serigrafia na Rua’.

Já em Lisboa realiza oficinas de expressão plástica e técnicas de serigrafia para bibliotecas e associações culturais.

A sua carreira artística explora a relação corpo-espaço dentro da escultura/instalação mas é na serigrafia que encontra a criatividade espontânea e a vontade de partilhar conhecimento.

915370986 BrunoLM – www.brunolavosmarques.com

 

Diogo deCalle

nascido em 1985 na cidade de Lisboa, onde vive e trabalha.

É um criador licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha. Jovem Criador 2008, vencedor do 2º lugar na categoria de Artes Plásticas, tem vindo a desenvolver a sua obra de uma forma multidisciplinar assente em diversas expressões artísticas, desde o desenho e escultura às artes performativas, dança, teatro e performance, onde as questões do corpo ou o corpo como matéria de expressão estão sempre presentes.

Em 2010 foi bolseiro da Fundacion CIEC (Centro Internacional de Estampa Contemporanea) – Betanzos – A Coruña – Espanha, para fazer uma especialização em litografia.

Presentemente desenvolve a sua pesquisa e criação em Desenho, Litografia, Ilustração e Escultura efémera onde o tempo, a mudança, o corpo e o “em transformação” são fortes assuntos do seu caminho.

966400757 Diogo deCalle – www.diogodecalleartwork.wordpress.com/