LABORATÓRIO DE SONHOS

OFICINA COM MARIA LUSITANO

 

CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA
Oficina | 14 e 15 de Outubro

 

Como pode a arte ajudar a transformar os nossos sonhos nocturnos em importantes ferramentas de crescimento, que nos ajudam na construção dos desejos e projectos que temos para a vida “acordada”?

A oficina Laboratório dos Sonhos consiste num trabalho de colaboração directa entre os participantes e a artista Maria Lusitano, que aborda e explora de forma criativa os sonhos nocturnos como positivos instrumentos de crescimento pessoal. A oficina utiliza como ponto de partida as teorias sobre sonhos desenvolvidas por Carl Jung e a tradição milenar (de origem tibetana) do yoga dos sonhos, para desenvolver trabalho artístico através de desenho, colagens, e teatralização. No decorrer da oficina o tema dos sonhos lúcidos será também abordado. Os materiais serão todos fornecidos pela artista.

_______________________________________________________________

14 Outubro | 10h-17h |

15 Outubro | 10h-17h |

PREÇO | 10 euros por pessoa | material incluído

DESTINATÁRIOS | sem limite de idade

______________________________________________________________

Para inscrições e outras informações:

casa-atelier@fasvs.pt | +351 213 880 044

maria-lusitano

Biografia

A Maria Lusitano nasceu em Lisboa em 1971, vive em Londres desde 2011. Na sua prática artista, que resulta sempre de prévio trabalho de investigação artística, a Maria utiliza o video, a instalação, desenho e publicações de artista.

Para o desenvolvimento dos seus projectos, a Maria utiliza métodos de narrativa experimentais, que brincam com a linguagem simbólica, para construir historias que abordam a memória, a utopia, e a expansão da consciência. Os seus projectos mais recentes abordam investigações à volta dos sonhos e da alquimia utilizando o desenho, a colagem e a escrita.

Em 2009 a Maria Lusitano concluiu um Mestrado em Belas Artes, na Malmö Art Academy, Suécia. Posteriormente, doutorou-se em Artes Visuais, pela Universidade de Westminster, Londres (2015). O seu trabalho foi exibido em vários eventos internacionais tais como Manifesta 5, Photo Espana 6, 29th Bienal de São Paulo, (2010) e outros. Participou em exposições colectivas no Moderna Museet em Estocolmo, Joshibi university, Tóquio (2010), Galeria Lewis Glucksman, Irlanda (2013), MNAC(2013), Fundação Calouste Gulbenkian (2012) e outros.

O seu trabalho artístico está presente em várias colecções internacionais tais como Victoria and Albert Museum Artist Book Collection, Georges Pompidou’s Artist Book Collection, MOMA Artist Book collection, Museu EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação PMLJ e vários coleccionadores privados.

www.marialusitano.org

http://instagram.com/marialusitano

http://www.dreameconomics.com/