IMPRESSÃO AZUL

Oficina de Cianotipia para Jovens e Adultos na Casa-Atelier com orientação de Apigmenta

Semanalmente às quintas-feiras das 17h30 às 19h30* 

SINOPSE | A IMPRESSÃO AZUL desenvolve-se num dos eixos da APIGMENTA art education designado ‘edições’. Com a produção destas edições, achamos que pode ser pertinente para o desenvolvimento da educação artística dar a conhecer o processo desta técnica. Neste sentido, apresentamos três workshops diferentes, possibilitando uma exploração diversificada da técnica.

Planificação dos Módulos 

1.º MÓDULO – MARÇO: CIANOTIPIA COM ELEMENTOS VEGETAIS
Como forma de celebração do início da primavera gostávamos de explorar este primeiro momento utilizando elementos naturais e vegetais para conhecer a técnica da cianotipia. Em conjunto vamos perceber o que é a cianotipia e como funciona o seu processo para depois, individualmente, construirmos algumas composições criativas: cianotipias apigmentadas!

2.º MÓDULO – ABRIL E MAIO: CIANOTIPIA COM ELEMENTOS DO QUOTIDIANO
Num segundo momento, gostávamos de abordar a técnica da cianotipia utilizando como meio criativo diversos materiais, para além dos elementos vegetais, como por exemplo: sal, papel vegetal, sementes, impressões em papel de acetato.
Para além de conhecermos em conjunto a técnica da cianotipia e o seu funcionamento, o desafio neste workshop será criar composições criativas que se podem tornar figurativas com elementos que usamos no dia a dia.

3.º MÓDULO – JUNHO E JULHO: CIANOTIPIA COM DESENHO E COR
Para o último momento de exploração da técnica da cianotipia e do seu funcionamento, propormos transformar desenhos em cianotipias, rabiscando com linha, ponto, mancha e forma.

Desta vez, cada um irá criar cianotipias resultantes dos seus próprios desenhos podendo complementá-las posteriormente com outras cores, para além do azul característico desta técnica.

*Excepto feriados

INFORMAÇÕES PRÁTICAS  |  Roupa prática, confortável e que se possa sujar.

DESTINATÁRIOS |  a partir dos 16 anos

PREÇO | 16€ por sessão o mês inteiro, ou 20€ por sessão avulsa pagos em numerário, na recepção do Museu. Em alternativa os pagamentos mensais podem ser efectuados por transferência bancária com uma antecedência mínima de 48 h, por favor pedir as coordenadas bancárias no acto da inscrição.

Atenção: Caso o participante opte pelo pagamento mensal, e usufruir do desconto, se não comparecer em alguma das sessões, a mesma não transita para o mês seguinte. Os comprovativos dos pagamentos efectuados através de transferência bancária devem ser enviados para: casa-atelier@fasvs.pt

MATERIAL | Incluído

QUANDO | De 1 de Março a 31 de Julho de 2020

HORÁRIO | Quintas-feiras das 17h30 às 19h30, excepto feriados

ONDE | Casa-Atelier Vieira da Silva

Inscrições através do e-mail | casa-atelier@fasvs.pt