Histórico

Estágio de Pastelaria Fina

Setembro – Novembro de 2015

 

A Casa-Atelier Vieira da Silva recebe quatro estudantes de pastelaria que ao abrigo do Governo Francês vão estagiar na pastelaria LÉclair em Lisboa.

www.leclair.pt

11200796_841127169318493_4339954171180924642_n

Seeing | reflecting | interpreting

Carine Brinkman
Agosto de 2015

Partindo da máxima do fotógrafo Henri Cartier Bresson ver o mundo como um pintor – Carine Brinkman propõe-se explorar, através da fotografia, cinco obras de Maria Helena Vieira da Silva, tendo como premissas a composição, a figuração e o cenário.

No final da residência Carine Brinkman juntar-se-á ainda aos urban sketchers participantes na sessão de UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO com Eduardo Salavisa, para fazer o registo fotográfico de mais esta jornada de desenho.

26-Urban Sketchers at Fundacao Arpad Szenes-Vieira da Silva Lisbon 29082015 ©Carine Brinkman (13)

Gathering Courage

Carine Brinkman
Julho de 2014

Projecto que através de meios não tradicionais e associados a uma certa componente narrativa pretende estimular o confronto e pôr em diálogo o homem e questões fundamentais da sua existência, neste caso específico, a CORAGEM.

O que é a coragem? Como é conseguida? Quem tem coragem? Como se manifesta? Perseverança, determinação, força, CORAGEM. Carine Brinkman vê Maria Helena Vieira da Silva como uma mulher de grande coragem, é é pois essa qualidade aplicada à história de vida e obra da artista que move o projecto que traz à Casa-Atelier Vieira da Silva.

Paralelamente Carine Brinkman convida os jovens do FAZ 15-25 (Colectivo do Museu) a participar no projecto desafiando-os a registar em azulejos ideias e conceitos sobre a CORAGEM.

carine_2
carine_4

HABAS

Jochen Arbeit, Abraham Hurtado e Vânia Rovisco
Outubro de 2014

Resultado de uma residência artística de 10 dias, o músico Jochen Arbeit e os artistas de performance Abraham Hurtado e Vânia Rovisco (Aadk) conceberam HABAS , uma vídeo performance com instalação sonora.

 

Ver mais +

habas