Residências
Alenka Ana Stante
Artista Plástica em residência.
Women create changes
3 – 28 DEZEMBRO 2019

Fanny Brouyaux | Sophie Guisset | David Séchaud
3 elementos da equipa do projecto de dança “Warm” da coreógrafa Belga Fanny Brouyaux, que vai estar em residência artística nos Estúdios Victor Córdon em Lisboa por um período de 10 dias.
25 NOVEMBRO – 7 DEZEMBRO 2019


Shannon Jackson
Vice-Reitora Associada da Escola de Artes e Design da Universidade da Califórnia / UC Berkeley, onde é igualmente directora do departamento de Retórica e de Estudos de Teatro, Dança e Performance.
Residência artística da conferencista para o Centro de Estudos de teatro da Universidade de Lisboa.
3 – 13 NOVEMBRO 2019

Sorour Darabi
Artista auto-didacta Iraniano residente em Paris.
Residência artística de três semanas no Espaço Alkantara onde irá dar inicio ao projeto Natural Drama | para o festival ALKANTARA.
22 SETEMBRO – 10 OUTUBRO 2019

Brigitta Gabban
2ª Residência Artistica.
A artista suíça Brigitta Gabban interessou-se por azulejos nos anos 80. Durante uma estadia em Espanha, onde trabalhou num estúdio de cerâmica. Depois de quase trinta anos, esse fascínio ressurgiu ao viajar para o Brasil e para Portugal. Em 2018, durante sua estadia como residente na Casa-Atelier Vieira da Silva, Brigitta Gabban estudou o trabalho de Vieira da Silva. E aí o projeto ‘fragmentos’ amadureceu. Volta agora em 2019 para continuar o trabalho.
Em breve terá uma exposição na Casa-Atelier Viera da Silva, Brigitta Gabban mostrará trabalhos em papel concluídos durante as suas estadias em 2018 e 2019 e também os estudos para uma exposição na Galeria Ratton, em Lisboa, com inauguração marcada para 24 de setembro de 2020.
22 SETEMBRO – 17 OUTUBRO 2019

Madeleine Fournier e Johann Nöhles
Bailarinos.
Residências artísticas que se inserem primeiro num período de ensaios e depois na apresentação da peça MISTÉRIO DA CULTURA, uma nova criação do coreógrafo David Marques. Este projecto tem a co-produção do Festival Materiais Diversos e do novo Teatro do Bairro Alto (TBA).
Veja aqui mais sobre o espectáculo.
14 – 22 SETEMBRO 2019
29 OUTUBRO – 3 NOVEMBRO 2019

Michelle Moura
coreógrafa e bailarina brasileira, vive em Berlim.
Michelle Moura e Sara Anjo estão durante o mês de setembro em residência nos Estúdios Vitor Córdon a trabalhar na segunda etapa do projeto coreográfico Nós aqui neste passinho| para o festival ALKANTARA.
8 – 28 SETEMBRO 2019

Augusto Corrieri
Artista e escritor sediado em Brighton e Londres
Residência artística que se insere na apresentação da Conferência performance In Place of a Show de Augusto Corrieri | para o Teatro do Bairro Alto (TBA)
25 JUNHO – 28 JUNHO 2019

Lisa Parra
Coreógrafa e performer sediada em Nova Iorque, em colaboração com a DJ Rosi Martinez.
Residência artística que se insere na apresentação do projecto Hello Stranger, inspirado em memórias familiares e experiências vividas no meio arquitectural envolvente | para o Teatro do Bairro Alto (TBA)
24 JUNHO – 30 JUNHO 2019

Ian Nagoski
Colecionador de discos, investigador, músico, produtor e curador, mas é, sobretudo, um curioso da música e das suas histórias.
Residência artística que se insere na apresentação Conferência musical Don’t Let Me Be Lost To You: Early 20th Century Near Eastern Musics in New York City de Ian Nagoski | para o Teatro do Bairro Alto (TBA)
Veja aqui mais sobre o espectáculo.
18 JUNHO – 20 JUNHO 2019

Tania El-Khoury, Naya Salamé
Residência artística que se insere na apresentação do espectáculo Gardens Speak de Tania El-Khoury | para o Teatro do Bairro Alto (TBA)
Veja aqui mais sobre o espectáculo.
12 JUNHO – 17 JUNHO 2019

César Baio
Artista, professor e investigador
Residência artística que se insere no Technologically Expanded Performance (TEPe), um projecto de investigação do pólo da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança, da responsabilidade do Professor Daniel Tércio, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
7 JUNHO – 12 JUNHO 2019

Leonel Brum
Doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Foi coordenador de dança da Funarte. Foi diretor-fundador dos festivais Dança Brasil e Dança Criança e um dos directores-fundadores do Dança em Foco – Festival de Vídeo & Dança.
Residência artística que se insere no Technologically Expanded Performance (TEPe), um projecto de investigação do pólo da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança, da responsabilidade do Professor Daniel Tércio, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
5 JUNHO – 13 JUNHO 2019

Romain Teule
Coreógrafo e performer
Residência artística que se insere na apresentação do espectáculo Previsão do Tempo, 2018/2019 de Daniel Pizamiglio e Romain Teule | para o festival ALKANTARA.
3 JUNHO – 23 JUNHO 2019

Xana Novais
Bailarina e coreógrafa
Residência artística que se insere na apresentação do projecto MINA, 2019 de Carlota Lagido | para o festival ALKANTARA.
27 MAIO – 31 MAIO 2019

Myriam van Imschoot e Marcus Bergner
A Myriam e o Marcus são ambos artistas interdisciplinares que têm criado peças de poesia, video e instalações sonoras de vários formatos, bem como documentários e outros géneros cinematográficos. Ambos têm background académico, tendo realizado doutoramento e investigação, embora não seja esse o foco dos seus actuais interesses.
Marcus Bergner & Myriam Van Imschoot são os primeiros convidados do ciclo Expanded Practices All Over, composto por três encontros internacionais em formato ‘workshop-conferência-performance’, organizado por Paula Caspão no Centro de Estudos de Teatro / FLUL, entre Abril de 2019 e Abril de 2020.
22 ABRIL – 28 ABRIL 2019


Javier Moscoso
Professor de Investigação da História e Filosofia das Ciências. No ano de 2011, publicou “Historia Cultural del dolor”, que conta também com edição em inglês e francês. Recentemente, publicou “Promesas Incumplidas” e “Una Historia Política de las Pasiones” (2017). Atualmente, trabalha com o tema “historia del desequilibrio”. Formado em Londres e nos EUA, é professor convidado de importantes universidades e centros de investigação do mundo, como o Max Planck de Berlín, a Sorbona en Paris, ou a Universidad de Chicago.
Residência artística que se insere nos encontros EM FLUXO do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa
3 ABRIL – 8 ABRIL 2019

Cassiano Sydow Quilici
Professor livre-docente na área de Teorias do Teatro e da Performance pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Antropologia Social no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002).
Residência artística que se insere nos encontros EM FLUXO do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa
1 ABRIL – 6 ABRIL 2019

Lucy McCormick, Samuel Kennedy e Lennie
Performers e bailarinos
Residência artística que se insere na apresentação do espectáculo Tripla Ameaça | Triple Threat de Lucy McCormick | para o Teatro do Bairro Alto (TBA)
Veja aqui mais sobre o espectáculo.
15 MARÇO – 24 MARÇO 2019

Kazuki Fujita, Marcela Santander Corvalán
Performers e bailarinos
Jérèmie Sananes
Desenho de som
Residência artística que se insere na apresentação do espectáculo FOFO de Ana Rita Teodoro | para o festival ALKANTARA.
1 MARÇO – 13 MARÇO 2019

Cyriaque Villemaux
Coreógrafo e bailarino
Projecto que se insere na apresentação do espectáculo Onde Está o Casaco ? com ANA JOTTA, CYRIAQUE VILLEMAUX & JOÃO DOS SANTOS MARTINS no festival Temps d’Images.
13 NOVEMBRO – 19 NOVEMBRO 2018

Clarissa Sacchelli e Carolina Callegaro
Coreografia e performance
Projecto que se insere na apresentação em Lisboa da peça BOAS GAROTAS inserida na programação do festival Temps d’Images. BOAS GAROTAS é um trabalho criado a partir do Acervo Histórico de 10 Vídeos que fazem parte do acervo de uma instituição artística brasileira chamada Videobrasil.
27 OUTUBRO – 4 NOVEMBRO 2018

Gabriele Mitelli
músico e compositor jazz (Trompete)
Projeto em que se insere: AIR – Artisti in Residenza, projeto conjunto entre a Federazione Nazionale Jazz Italiano e o MiBACT (Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo) que promove a mobilidade de jovens músicos jazz, em colaboração com as Embaixadas e os Institutos Italianos de Cultura, por meio de residências artísticas.
30 SETEMBRO – 21 OUTURO 2018


David Oliveira
Artista plástico que irá desenvolver a sua exposição “A vida por um fio”
A residência irá coincidir com a exposição do artista no Museu da Mãe d’Água
22 – 31 MAIO 2018


Elisabeth Kampfhofer
por ocasião da Exposição aqui no Museu | MARIA LASSNIG | VER NÃO É TÃO IMPORTANTE COMO SENTIR
22 e 23 de ABRIL de 2018

Joanne Grüne-Yanoff
Projecto: QUEST | a reflection on the concepts of home, flight, loss, longing, and creative action.
25 MARÇO – 8 de ABRIL 2018

Clarissa Sacchelli e Sabine Macher
Projecto: Bailarinas do Espectáculo de dança | Companhia, de João dos Santos Martins| no Maria Matos Teatro Municipal, em Lisboa.
1 a 29 de MARÇO 2018

Johanna Ortner
por ocasião da Exposição aqui no Museu | MARIA LASSNIG | VER NÃO É TÃO IMPORTANTE COMO SENTIR
4 a 10 de FEVEREIRO de 2018

Matthias Schaller
por ocasião da Exposição aqui no Museu | Matthias Schaller | OBRA PRIMA
14 a 19 de JANEIRO de 2018


Laboratório de Sonhos
Oficina de Yoga dos Sonhos
Maria Lusitano
Residência | 10 a 20 de OUTUBRO de 2017



Michel Favre e Fabiana Geraldo Barros
por ocasião da Exposição aqui no Museu | Geraldo Barros: FOTOFORMAS E SOBRAS
9 a 16 de JULHO de 2017


People and Sea | 7 Malen Am Meer | Exposição em 2017
Alex Zwalen, Pat Noser, Sibylle Bross e Sigurd Wendland
3 – 26 de Maio de 2017



Estágio de Pastelaria Fina
Março – Abril de 2017
Maio – Junho 2016
Setembro – Novembro de 2015
A Casa-Atelier Vieira da Silva recebe quatro estudantes de pastelaria que ao abrigo do Governo Francês vão estagiar na pastelaria LÉclair em Lisboa.
www.leclair.pt

A Cidade Global | Lisboa Renascentista
Kate Lowe
Historiadora e Curadora
19 – 26 de Fevereiro de 2017


Um Ano a Desenhar para o Futuro 2016
Célia Burgos
25 – 27 de Novembro de 2016
https://www.flickr.com/photos/69773719@N05

Artista da Cidade | EGEAC | Câmara Municipal de Lisboa
Faustin Linyekula e Família
14 de Outubro – 25 de Novembro de 2016

People and Sea | 7 Malen Am Meer | Preparação para Exposição em 2017
Sigurd Wendland
11 – 14 de Outubro de 2016

PER FORM ATIVA
Conferência Futurista de Almada Negreiros
28 de Setembro – 6 de Outubro de 2016

Um Ano a Desenhar para o Futuro 2016
Lapin
19 – 24 de Setembro de 2016
http://www.lesillustrationsdelapin.com/ | http://les-calepins-de-lapin.blogspot.pt/




Carlos Pavan
21 – 25 de Abril 2016

Mark Nilsson
1 – 18 de Abril 2016

Juli Susin e Lilas Carpentier
11 – 24 de Março 2016

Um Ano a Desenhar para o Futuro 2016
Patrízia Torres
26 – 28 de Fevereiro 2016
https://www.flickr.com/photos/patxarantorres | http://spain.urbansketchers.org/search/label/Patrizia


Um Ano a Desenhar para o Futuro 2016
Sofia Barreira
8 – 14 de Fevereiro de 2016
https://sofiabarreira.wordpress.com/ | http://clubedesenho.wordpress.com



Seeing | reflecting | interpreting
Carine Brinkman
24 – 30 de Agosto de 2015
Partindo da máxima do fotógrafo Henri Cartier Bresson – ver o mundo como um pintor – Carine Brinkman propõe-se explorar, através da fotografia, cinco obras de Maria Helena Vieira da Silva, tendo como premissas a composição, a figuração e o cenário.
No final da residência Carine Brinkman juntar-se-á ainda aos urban sketchers participantes na sessão de UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO com Eduardo Salavisa, para fazer o registo fotográfico de mais esta jornada de desenho.


Colectivo Belga BERLIN
Yves Degryse
26 – 29 de Abril 2015

Museum Collective L’Internationale | The Uses of Art: 1980s’
Giulia Bonali
17 – 20 de Abril 2015


Gathering Courage
Carine Brinkman
11 – 27 de Janeiro de 2015
Projecto que através de meios não tradicionais e associados a uma certa componente narrativa pretende estimular o confronto e pôr em diálogo o homem e questões fundamentais da sua existência, neste caso específico, a CORAGEM.
O que é a coragem? Como é conseguida? Quem tem coragem? Como se manifesta? Perseverança, determinação, força, CORAGEM. Carine Brinkman vê Maria Helena Vieira da Silva como uma mulher de grande coragem, é é pois essa qualidade aplicada à história de vida e obra da artista que move o projecto que traz à Casa-Atelier Vieira da Silva.
Paralelamente Carine Brinkman convida os jovens do FAZ 15-25 (Colectivo do Museu) a participar no projecto desafiando-os a registar em azulejos ideias e conceitos sobre a CORAGEM.

HABAS
Jochen Arbeit, Abraham Hurtado e Vânia Rovisco
Outubro de 2014
Resultado de uma residência artística de 10 dias, o músico Jochen Arbeit e os artistas de performance Abraham Hurtado e Vânia Rovisco (Aadk) conceberam HABAS , uma vídeo performance com instalação sonora.
