Capacitar o corpo para o desenho | DESENHAR NO CHÃO

Oficina de Desenho para Séniores na Casa-Atelier com orientação de Salomé Paiva

Semanalmente às quintas-feiras das 15h00 às 17h00* 

SINOPSE | Este curso pretende estimular a imaginação e a criatividade individual de cada participante, através de vários exercícios de desenho conjugados com movimentações simples e adequadas a cada participante. Tendo em conta a faixa etária do público-alvo os exercícios propostos vão de encontro às memórias e experiência de vida de cada pessoa.
Com sessões de leitura e partilha de livros e memórias.

Planificação dos Módulos | Corpo
1. Adaptação – Partilha e memória
2. Observação – Inspiração
4. Projecto – Corpo – exterior
3. Desenvolvimento – Corpo – escrita
7. Apresentação – Corpo – desenho

– As actividades das sessões serão acompanhadas por trabalhos em grupo; individuais; por debates e discussões relacionados com os trabalhos e temáticas propostas;
– Os métodos mais utilizados serão os expositivos, interrogativos e activos. Sendo que o método activo terá um maior peso em todo o plano de curso. As horas de exercício prático terão um maior peso sobre a parte teórica;
– A formação visa um desenvolvimento e enriquecimento da prática artística prevendo o recurso a várias técnicas pedagógicas mediante essa prática.

 

*Excepto feriados

INFORMAÇÕES PRÁTICAS  |  Levar roupa confortável.

DESTINATÁRIOS |  Séniores com ou sem experiência na prática artística.

OBJECTIVOS | Estimular relações interpessoais e a partilha de memórias de vida através da prática do desenho, como meio de desenvolvimento social e consequentemente no combate à passividade, sedentarização e melhoraria da auto-estima.

Compreender o importante papel que a expressão plástica desempenha como catalisadora de emoções, estimulante da criatividade e promotora da concretização de ideias.

Sensibilizar para diversas questões artísticas com o objectivo de desenvolver as capacidades cognitivas e motoras.

PREÇO | 16€ por sessão o mês inteiro, ou 20€ por sessão avulsa pagos em numerário, na recepção do Museu. Em alternativa os pagamentos mensais podem ser efectuados por transferência bancária com uma antecedência mínima de 48 h, por favor pedir as coordenadas bancárias no acto da inscrição.

Atenção: Caso o participante opte pelo pagamento mensal, e usufruir do desconto, se não comparecer em alguma das sessões, a mesma não transita para o mês seguinte. Os comprovativos dos pagamentos efectuados através de transferência bancária devem ser enviados para: casa-atelier@fasvs.pt.

MATERIAL | Os participantes podem levar o seu material (papel, riscadores, outros materiais).

QUANDO | De 20 de Setembro de 2018 a Julho de 2019.

HORÁRIO | Quintas-feiras das 15h00 às 17h00, excepto feriados.

ONDE | Casa-Atelier Vieira da Silva.

Inscrições através do e-mail | casa-atelier@fasvs.pt

SALOMÉ PAIVA (Chaves, 1985) 

Sou licenciada em Artes-Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes em Lisboa, com especialização em desenho e gravura; Mestre em Filosofia – Estética, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.
Artista residente na Associação Cultural Goela.
Actualmente, desenvolvo trabalho na área do desenho cujo foco é o corpo enquanto paisagem e/ou cenário, numa ligação profunda com a palavra e a escrita, sendo as minhas principais referências escritores portugueses.

Aqui CV mais completo.